Este livro está associado às atividades do Grupo Pesquisa Filosofia Política, Ética e Educação com ênfase em Ciência, Tecnologia e Sociedade, ligado ao PPGCTS do IFPR Campus Paranaguá. Mostrase que a abordagem da ideia de progresso - e suas congênere s, desenvolvimento, inovação, aperfeiçoamento (humano/social/técnico) não deixa de ser uma presença necessária em um programa/currículo de educação CTS, tanto como uma categoria de avaliação dos rumos sociais, quanto como ideologia colonial, que just ifica, muitas vezes, formas inautênticas e mesmo perversas de desenvolvimento. Essa clivagem no âmbito do ensino é necessária para a compreensão crítica das controvérsias envolvidas no campo CTS, sobretudo quanto se propõe alguma forma de integração entre o ensino técnico científico, formação profissional e humanidades. Discutese, no âmbito desta obra, uma formação capaz de promover o desenvolvimento não apenas das habilidades técnicas e da racionalidade científica, mas também do compromisso soc ial, conscientes das responsabilidades frente às gerações futuras, às tradições dos povos e à proteção da natureza.
Código: | 9786558683506 |
EAN: | 9786558683506 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 14,00 |
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CIÊNCIA, TECNOLOGIA, SOCIEDADE E EDUCAÇÃO:: IMBRICAÇÕES DOS PROGRESSOS
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