As classes multisseriadas caracterizam-se como uma organização escolar que reúne alunos de várias séries/ano em um mesmo espaço/sala e que tem sido historicamente sustentada por políticas compensatórias e anômalas às suas singularidades com ausências de políticas públicas específicas. Como consequência, a maioria das escolas com salas multisseriadas apresentam precariedade de infraestrutura e de recursos pedagógicos, além do isolamento e da sobrecarga que afetam o trabalho dos professores/as com prometendo o processo de ensino e aprendizagem em suas diferentes dimensões e alimentando a representação negativa quanto à qualidade da educação oferecida nesse contexto. O discurso da falta de qualidade da educação multisseriada tem sido o argument o utilizado para legitimar a sua extinção por meio do fechamento de escolas. As classes multisseriadas possuem importância política e educacional tendo em vista que elas são responsáveis pela iniciação escolar de um grande quantitativo de crianças qu e vivem no campo brasileiro. Certamente o problema não é a configuração multisseriada, mas a ausência de políticas públicas educacionais que atendam às especificidades dessa realidade. Este livro defende que classes multisseriadas promovem sim prátic as pedagógicas escolares exitosas promovendo uma educação inclusiva com respeito à diversidade.
Código: | 9786525110059 |
EAN: | 9786525110059 |
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Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
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CLASSES MULTISSERIADAS: REINVENÇÃO E QUALIDADE DAS ESCOLAS DO CAMPO
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