• CONSELHO DE REPRESENTANTES DOS CONSELHOS DE ESCOLA: CONCEPÇÃO, TRAJETÓRIA E INSTITUCIONALIZAÇÃO

O CRECE tem por princípios a democratização da gestão e do acesso, a permanência do estudante na escola e a qualidade social da educação. Desde sua concepção até sua institucionalização, nota-se momentos de altos e baixos, pelas contingências da vida política do país. Os avanços e recuos se dão em termos de mobilização da sociedade civil e de conquistas de ordem legal, nem sempre devidamente implementadas. A propósito [...] "luta-se para conseguir colocar as ideias mais avançadas no papel (e ela s viram leis), depois para que elas saiam do papel (sejam de fato implementadas) e, por fim, que elas não sejam retiradas do papel" (extintas). O momento atual é de muita desilusão, de muita perplexidade. O extremismo de direita, totalmente avesso à democracia, contaminou o ambiente político do país e nos levou a uma catástrofe do ponto de vista da organização do Estado e do horizonte civilizatório. A urgência é de se recuperar os avanços democráticos conquistados a duras penas, em migalhas, o q ue passará pelo fortalecimento ainda maior da sociedade civil - sempre em luta. Será necessário colocar novas ideias democráticas no papel e preservar aquelas que não foram ainda retiradas, como é o caso do CRECE.

Código: 9786525134109
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CONSELHO DE REPRESENTANTES DOS CONSELHOS DE ESCOLA: CONCEPÇÃO, TRAJETÓRIA E INSTITUCIONALIZAÇÃO

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