As escolas são espaço e tempo de lazer e esforço. Através de histórias da Escola da Ponte e de outros ambientes de aprendizagem, neste livro o Professor José Pacheco vai nos revelando os processos individuais e coletivos para que autonomias pulsem pl enamente e não sejam ofuscadas por sutis modos de controle. Para o autor, sendo a escola espaço lúdico e de trabalho, ela deve construir uma cultura de cooperação, que ajude os alunos recém-chegados a "motivarem-se", ou seja, que sejam ajudados a re conhecerem-se como pessoas, para verem os outros como pessoas que sejam apoiados pelos tutores e pelos outros alunos no equilíbrio da autoestima que sejam incentivados a fazer perguntas. "Na Ponte, a autonomia era pensada dentro do contexto da coo peração e do exercício de uma liberdade responsável - de um exercício de cidadania. Se não o fosse, converter-se-ia numa mortal autossuficiência. Era uma autonomia vivida na relação pedagógica mediada por dispositivos de relação: a Assembleia, os aco rdos de convivência, a lista de direitos e deveres, o ''eu já sei e posso ajudar''. Tudo servia de oportunidade de desenvolvimento sociomoral", relata o autor.
Código: | 9786589138594 |
EAN: | 9786589138594 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 1,00 |
CONSTRUÇÕES SOCIAIS DE APRENDIZAGEM: TOMO II - AUTONOMIAS
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$49,00