• PESQUISA-FORMAÇÃO: PROFESSORAS DA INFÂNCIA, SUAS NARRATIVAS E FOTOGRAFIAS POSSIBILITANDO PAISAGENS

A pesquisa-formação coloca-se como um paradigma metodológico que procura romper com a neutralidade e com a relação de verticalidade entre o pesquisador e os pesquisados. Um dos pressupostos da pesquisa-formação se assenta na escuta atenta. Ela possib ilita, ao pesquisador e aos participantes, um "deslocamento", ou seja, uma epistemologia humana e aberta ao diálogo portanto, favorece a criação de um espaço de diálogo e troca entre os pares. Trata-se, portanto, de um processo que não pode ser ensi nado, mas vivido pelos seus atores e um movimento que possibilita, por meio da reflexão, a (re)significação do fazer docente e a construção de seus próprios conhecimentos. Essa perspectiva de pesquisa não nega o caráter científico, antes busca um sab er fruto de uma objetivação, apresentando múltiplas dimensões. A pesquisa-formação, em virtude da possibilidade de emancipação, passa a constituir-se como promissora no contexto da pesquisa acadêmica. As narrativas que emergem dos participantes, junt amente com as fotografias do tempo de escola e de infância compartilhadas, permitem compreender as nossas histórias de vida e contribuem para as aprendizagens no grupo. Dessa forma, o grau de confiabilidade ali construído possibilita uma "narrativa d e subversão" - termo cunhado por nós - em que se pode narrar o processo sem preocupação com o resultado, ou seja, é autoformar-se, é compartilhar experiências, é inquietar-se, é provocar-se.

Código: 9788544428498
EAN: 9788544428498
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,50

PESQUISA-FORMAÇÃO: PROFESSORAS DA INFÂNCIA, SUAS NARRATIVAS E FOTOGRAFIAS POSSIBILITANDO PAISAGENS

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$71,50