• POLÍTICAS EDUCACIONAIS -DEFICIÊNCIA E O MODELO SOCIAL

POLÍTICAS EDUCACIONAIS - DEFICIÊNCIA E O MODELO SOCIAL foi elaborado pela autora, a professora Cristiane Ribeiro da Silva, a partir de sua tese de doutorado, intitulada "A lei de reserva de vagas para estudantes com deficiência nos Institutos Federai s de Educação: desafios e perspectivas nas políticas institucionais", defendida em março de 2020 no Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de Diversidade, Diferença e Desigualdade Social da UFPR (Universidade Federal do Paraná). A partir da pesquisa e análise das diferentes formas de interpretação e aplicação da legislação que dispõe sobre a reserva de vagas para estudantes com deficiência, o objetivo inicial da autora foi o de verificar os seus efeitos na democratização do acesso aos c ursos de ensino médio e superior. A partir das discussões teóricas e análises decorrentes desse estudo, a autora perpassa por diversos períodos da história da humanidade, ao longo dos quais a existência de pessoas com deficiência foi explicada pelo v iés espiritual, religioso e médico, com abordagens que favoreceram preconceitos, marginalização e descaso. Situações que contribuíram para dominação, extermínio e segregação dessa população em diferentes contextos sociais. Porém, ao lado de movimento s sociais, as pessoas com deficiência protagonizaram nas últimas décadas um processo de busca do reconhecimento de seus direitos. Essa luta levou a conquistas de direitos fundamentais, manifestados em ações (governamentais e não governamentais), leis e programas que estabeleceram políticas públicas nos diferentes setores sociais, como na saúde, educação, no mercado de trabalho e lazer, entre outros. Mais do que nunca, como diz a autora, "a experiência da deficiência é um fator humano e não pode ser ignorada, ao contrário, deve ser incorporada às definições das políticas institucionais. Nesse sentido, o livro pretende socializar a tese e apresentar de maneira mais democrática e acessível as reflexões defendidas no doutorado" Assim, escrito e m uma narrativa acessível e clara, o livro é um instrumento essencial não só para educadores e educadoras de todos os níveis do ensino, mas também para todos os movimentos sociais e para as lideranças e pessoas preocupadas com um ensino e uma socieda de mais inclusivas. Cristiane Ribeiro da Silva é mestra e doutora em Educação pela UFPR, servidora do IFPR (Instituto Federal do Paraná), tem ampla experiência na área da Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguinte

Código: 9786586179309
EAN: 9786586179309
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,30

POLÍTICAS EDUCACIONAIS -DEFICIÊNCIA E O MODELO SOCIAL

  • Disponibilidade: 2
  • R$55,00