O livro Prática pedagógica e pensamento complexo: caminhos possíveis apresenta a prática pedagógica de professores das séries finais do ensino fundamental II embasada em um Projeto Político Pedagógico (PPP) que tem como pilares de construção os funda mentos da educação jesuítica, o paradigma emergente e os pressupostos teóricos do pensamento complexo. O conhecimento, compreensão e aplicação desses três pilares na prática educativa tem como intencionalidade trazer à luz elementos capazes de mostra r claramente a importância da relação dialógica teoria/prática, independentemente do fato de serem parte de um PPP num colégio confessional ou laico, particular ou público. Apesar de ter tido como base construtiva a análise da trajetória pedagógica d e professores das séries finais do ensino fundamental II, esta obra pode contribuir para a construção de uma prática pedagógica na perspectiva da complexidade que remeta à construção pessoal e coletiva do conhecimento à concepção de mundo (cosmovisã o) a uma concepção de não fragmentação das ciências à visão do todo (sem excluir as especificidades/partes) à interação do conhecimento com a realidade mediata e imediata (contexto macro e micro) em todo o processo de escolarização (da educação in fantil ao ensino médio). Reconhecer a complexidade como elemento fomentador da prática pedagógica propicia outras formas de se estabelecerem estratégias metodológico-avaliativas, uma vez que a realidade que se apresenta no ambiente escolar, assim com o na vida, é complexa, por exigir um pensar e agir também complexos. Essa afirmação reforça a necessidade de que os professores (em sua prática pedagógica), a partir de uma relação dialógica, reconheçam o conhecimento pertinente e possam elaborar for mas de enfrentamento de uma realidade globalizada. Para isso, será necessário entender dados, fatos, fenômenos a partir de seu significado em determinado contexto sem perder de vista seu sentido global, multidimensional e sua perspectiva complexa. A partir deste recorte, é possível supor que uma prática pedagógica que deseja responder à demanda de um mundo complexo deverá se caracterizar e materializar por meio de relações estreitas com os pressupostos do pensamento complexo e da própria complex idade
Código: | 9786525035307 |
EAN: | 9786525035307 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 1,00 |
PRÁTICA PEDAGÓGICA E PENSAMENTO COMPLEXO: CAMINHOS POSSÍVEIS
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$53,00