Qualidade da Educação Superior e o Prouni: Limites e Possibilidades de uma Política de Inclusão teve como foco central a qualidade da educação superior. O estudo se propôs a investigar o Programa Universidade para Todos - PROUNI, enquanto uma polític a de inclusão na Educação Superior, com o intuito de averiguar se a presença dos bolsistas deste Programa impacta a qualidade de ensino nas Instituições que os acolhem. A abordagem metodológica assumiu a condição de estudo de caso, tomando como foco uma universidade da região sul do Brasil. Para o aprofundamento dos conceitos de qualidade na educação superior, foram feitas, ainda, algumas entrevistas com professores da Universidade de Sevilha, por ocasião do estágio sanduíche, com beneficio da b olsa do CNPq. Como resultado do estudo foi possível ensaiar alguns indicadores de qualidade da educação superior e, mais especialmente, do ensino de graduação. Os dados empíricos foram organizados em cinco categorias, expressas como: Democratização e ampliação do acesso na educação superior Permanência dos estudantes na universidade Ascensão na escala social, tendo em vista a condição familiar do estudante Sucesso no percurso acadêmico Qualificação do estudante no espaço laboral e Consolida ção de valores democráticos de equidade e solidariedade. Com os dados obtidos através da empiria foi possível fazer algumas inferências. A mais ampla e geral informa que a presença dos alunos bolsistas do Prouni não impacta negativamente a qualidade da Educação Superior, na opinião dos professores, gestores e dos próprios estudantes participantes da pesquisa. Entretanto, os dados quantitativos evidenciam uma significativa evasão, que aponta o rendimento acadêmico insuficiente como um dos princip ais motivos de tal fenômeno. Esses estudantes evadidos, mesmo que silenciosamente, - já que não se constituíram como amostra nesse estudo -, estão indicando uma condição diferente, que tensiona os resultados obtidos que decorrem daqueles que permanec em na Instituição com bom desempenho acadêmico. Esse dado está estimulando a necessidade de repensar as políticas governamentais e institucionais, no sentido de prever maior apoio aos bolsistas durante o percurso de formação e aprofundar as causas da evasão. Ainda assim, os dados reforçam a importância das políticas de ação afirmativa, com o intuito de minorar as diferenças de oportunidades educacionais que se evidenciam em sociedades desiguais, como é o caso do Brasil.
Código: | 9788580423723 |
EAN: | 9788580423723 |
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QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA POLÍTICA DE INCLUSÃO
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