• RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA, CONFLITO, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE GOVERNO

Este livro, intitulado Relações de convivência, conflito, indisciplina e violência em escolas públicas: análise de um programa de governo, das autoras Angela Maria Martins, Maria Helena de Aguiar Bravo e Rosimeire Souza de Oliveira, apresenta resulta dos da pesquisa financiada pelo Edital Universal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq, processo 445406/2014-3) e pela Fundação Carlos Chagas, que analisou um programa de governo, denominado Sistema de Proteção Escola r, instituído oficialmente pela Resolução n.º 19, de 12 de fevereiro de 2010, cujo objetivo é o de instaurar na rede pública de escolas do estado de São Paulo ações para prevenir, mediar e resolver conflitos com vistas a promover ambientes capazes de garantir segurança aos alunos, suas famílias e aos funcionários. O estudo teve como propósito investigar a implementação do referido programa de governo em escolas públicas estaduais paulistas, com base na análise dos fundamentos políticos e pedagóg icos expressos em diretrizes legais e documentos oficiais da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (Seesp), de um lado. De outro lado, procurou compreender percepções de diretores, professores e alunos a respeito das relações de convivência, fatos e aspectos envolvendo situações de conflito, indisciplina e violência na rede estadual de ensino paulista. Em outros termos, procurou-se construir uma metodologia de análise que permitisse examinar a fundamentação das diretrizes que orientam o Sistema de Proteção Escolar no -escopo do cenário contemporâneo sobre situações de conflito que envolvem escolas, alunos, suas famílias e comunidade externa. Também procurou realizar um trabalho colaborativo com gestores de Diretorias de Ensino, no p rocesso de implementação do programa, identificando fatores que podem interferir nas relações de convivência no cotidiano escolar, em diálogo com diretores de escolas, professores, mediadores comunitários e alunos.

Código: 9788547311780
EAN: 9788547311780
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RELAÇÕES DE CONVIVÊNCIA, CONFLITO, INDISCIPLINA E VIOLÊNCIA EM ESCOLAS PÚBLICAS: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE GOVERNO

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