O atual clima de ceticismo nos círculos intelectuais, acadêmicos e artísticos quanto à continuidade do projeto da modernidade baseia-se em uma compreensível desilusão com uma forma de vida que ainda perpetra guerras, armamentismo, destruição ambienta l e exploração econômica à custa da satisfação de necessidades humanas básicas com dignidade humana, com uma forma de vida que ainda relega um status político e moral de segunda classe a muitas mulheres, povos não cristãos e não brancos, com uma form a de vida que corrói as bases da coexistência solidária em nome do lucro e da competição. Se a forma de vida das democracias de massa do capitalismo avançado pode se reformar a partir de dentro é uma questão premente. Minha convicção, todavia, é a de que o projeto da modernidade só pode ser reformado a partir de dentro dos recursos intelectuais, morais e políticos que se tornaram possíveis e disponíveis para nós por meio do desenvolvimento da modernidade em uma escala global desde o século XVI.En tre os legados da modernidade que hoje precisam ser reconstruídos, e não indiscriminadamente destruídos, estão o universalismo moral e político comprometido com os ideais, agora aparentemente suspeitos e fora de moda , do respeito universal por cada pessoa em virtude de sua humanidade, da autonomia moral do indivíduo, da igualdade e da justiça econômica e social, da participação democrática, das mais amplas liberdades civis e políticas compatíveis com princípios de justiça, e da formação de asso ciações humanas solidárias.

Código: 9786558461524
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SITUANDO O SELF: GÊNERO, COMUNIDADE E PÓS-MODERNISMO NA ÉTICA CONTEMPORÂNEA

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