Falando do lugar de bailarina e, principalmente, espectadora, a autora estabelece, na presente obra, um diálogo entre a Psicanálise e a Dança, buscando analisar os efeitos que a dança clássica e, posteriormente, a dança moderna e contemporânea provoc am no espectador, analisando as transformações sofridas por essa forma de manifestação artística ao longo da história da humanidade, investigando a contribuição do contexto sóciopolítico-cultural no advento de tais mudanças, aproximando-a, assim, da própria Psicanálise, também fruto de um período específico da história, nascida em uma Viena du fin-de-siècle, por meio de um sujeito determinado: Sigmund Freud. Trazendo os conceitos psicanalíticos de sublimação, pulsão escópica, angústia e o sen timento de inquietante estranheza que é capaz de suscitá-la, tratado por Freud em sua obra Das Unheimliche, de 1919, para ajudar a compreender essa estética revolucionária da dança moderna/contemporânea, que aponta para uma perspectiva da criação des pida da ilusão do belo e da harmonia, a obra avança na esperança de aprofundar o estudo das contribuições do modernismo para a dança, caminhando em direção ao nascimento do Tanztheater, com a coreógrafa alemã Pina Bausch, na tentativa de traçar uma h ipótese psicanalítica para explicar os sentimentos despertados no público espectador por essa nova modalidade de dança, já tão próxima da performance do teatro.

Código: 9786526300527
EAN: 9786526300527
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SUJEITO DA PSICANÁLISE COMO ESPECTADOR DO BAILAR DA FALTA, O - DO BALLET CLÁSSICO AO CONTEMPORÂNEO

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