A presente obra é resultado da pesquisa realizada para a conclusão do Doutorado em Educação, concluído em agosto de 2016. Trata-se de analisar as repercussões da nova proposta curricular no trabalho do professor, identificando as transformações e per manências ocorridas em sua atividade profissional. Os estudos sobre a formação e o trabalho docente elaborados por Tardif e Lessard (2002), Nóvoa (1999), Perrenoud (1999), Morgado (2005) contribuíram para o entendimento sobre as práticas e as competê ncias desenvolvidas pelos professores a partir de sua formação. A fundamentação versou sobre os contextos do processo de formulação de uma política elaborados por Stephen Ball e Bowe (1992). Segundo os autores, para a sua formulação existe um ciclo c ontínuo constituído por cinco contextos: da influência, da produção de texto, da prática, dos resultados e da estratégia política. Para corroborar, as ideias dos autores foram confrontadas com o discurso dos professores coletado por meio de entrevist as, análise de documentos oficiais e observação da prática docente. Os resultados pesquisados apontam que a linguagem técnica do documento tem sido um obstáculo, comprometendo a sua compreensão e implementação plena. Identificam a capacidade de produ ção do trabalho coletivo e a importância da formação continuada nos processos de implementação de uma proposta curricular, assim como a presença de estratégias de controle voltadas ao monitoramento do planejamento diário do professor.
Código: | 9788544420171 |
EAN: | 9788544420171 |
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Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
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TRABALHO DOCENTE E REFORMULAÇÃO CURRICULAR: TRANSFORMAÇÕES, DISPUTAS E PODER UM ESTUDO DE CASO
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