Na busca por explicações para as diferentes situações de conflitos que se têm manifestado sistematicamente no dia a dia da escola, Valter Giovedi propõe um conceito crítico para analisar essa realidade: a violência curricular. Em contraposição a essa violência recorre ao currículo crítico-libertador e às suas categorias teórico-práticas como alternativas no sentido de resistir e de superar as práticas desumanizadoras inerentes ao currículo hegemônico das escolas públicas. Diante disso, esta obra procura responder fundamentalmente à seguinte questão: Qual é o potencial do currículo crítico-libertador como forma de resistência e de superação da violência curricular? Essa questão central sugere três grupos de questões: 1º- O que é a violência curricular? Em quais dimensões ela se manifesta concretamente no cotidiano da escola? 2º- Quais as políticas que condicionam a dinâmica curricular das escolas públicas do Estado de São Paulo? Como a violência curricular está se manifestando no cotidi ano da escola pública do estado? 3º- Quais os princípios e os elementos teórico-práticos que o currículo crítico-libertador proposto por Paulo Freire oferece-nos para resistir e superar a violência curricular? A expectativa é de que o conceito de vio lência curricular mostre-se pertinente e relevante para a teorização crítica do currículo. Além disso, espera-se que este livro possa clarear conceitos e trazer propostas de reinvenção do legado freireano, fortalecendo a práxis crítico-transformadora daqueles que atuam ou pretendem atuar (seja no nível das políticas públicas, seja no nível da escola) a partir do paradigma do currículo crítico-libertador.
Código: | 9788547300647 |
EAN: | 9788547300647 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 21,00 |
Largura (cm): | 14,80 |
Espessura (cm): | 1,90 |
VIOLÊNCIA CURRICULAR E A PRÁXIS LIBERTADORA NA ESCOLA PÚBLICA
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$70,00