• CLASSES POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA E SUAS CONTRADIÇÕES: A EXPERIÊNCIA DO ALTO URUGUAI GAÚCHO

Muitas publicações e resultados de pesquisa vêm sendo divulgados sobre a Universidade brasileira diante dos novos contextos sociais e de políticas públicas, que buscam a democratização do acesso à educação superior. A publicação da Tese de doutoramen to de Thiago Ingrassia Pereira é um exemplo disso. É uma pesquisa que vem para contribuir com esse debate, principalmente na busca de alternativas diante do desafio de reinventar a universidade pública brasileira. Prof. Dr. Jaime José Zitkoski Progra ma de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal do Rio Grande do Sul Mounier escreveu: "Uma tese é, a meus olhos, uma obra humana, muito mais do que um trabalho acadêmico". E sendo que uma Sorbonne desvinculada da realidade não lhe permitia a tese que ele assim visava, abandonou a universidade, renunciando ao doutorado e à filosofia, e foi lutar por uma revolução personalista e comunitária. O autor deste livro, ao se perguntar como fazer de uma universidade pública uma universidade popula r, está tendo uma coerência semelhante à de Mounier, mas também de Anísio Teixeira, que, ao pensar, com seus pares, a Universidade de Brasília, queria que a mesma não fosse de novo "uma universidade de mentira", elitista e com marca de modelo importa do. Esta marca histórica, que o Anísio identificava como endêmica na universidade brasileira, o Thiago também a confirma, em sua pesquisa. Cabe lembrar que outro grande mestre, Ernani M. Fiori, cujo centenário de nascimento comemoramos neste ano, tam bém lutou por uma universidade que fosse "do povo". Prof. Dr. Balduino Antonio Andreola Programa de Pós-Graduação em Educação Unilasalle

Código: 9788544402948
EAN: 9788544402948
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CLASSES POPULARES NA UNIVERSIDADE PÚBLICA BRASILEIRA E SUAS CONTRADIÇÕES: A EXPERIÊNCIA DO ALTO URUGUAI GAÚCHO

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