Os professores formadores das licenciaturas, em sua maioria, têm formação inicial nas áreas de referência e/ou Pedagogia, com mestrado ou doutorado em áreas afins. Diante desse quadro, observam-se uma desarticulação dos conhecimentos disciplinares qu e compõe o curso e descompassos entre teorias e práticas inerentes ao contexto da formação e atuação profissional. Assim coloca-se a questão: como promover uma recriação da prática curricular e efetivar o trabalho com as Práticas enquanto Componente Curricular (PeCC), conforme propõe as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Projeto Pedagógico dos Cursos de Licenciatura? Argumento em defesa de que a criação de espaços de pesquisa-ação crítica e emancipatória, atrelada com um trabalho referente ao s registros diários das suas práticas profissionais permite processos de reconstrução de conhecimentos e concepções emergentes das reflexões críticas e coletivas sobre tais práticas. Assim, o objetivo do livro é publicizar as pesquisas de cada profes sor formador e compreender as características do espaço formativo no que se refere ao diálogo e articulação entre diferentes núcleos que compõe o curso e como ocorre o processo de constituição do professor-pesquisador na comunidade de interação criad a e investigada.
Código: | 9788544436141 |
EAN: | 9788544436141 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 1,10 |
COMUNIDADE APRENDENTE NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
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