• DISCURSO FILOSOFIA USP 38

O texto Introdução à Antropologia traz para essa edição da Revista Discurso número 38 um meio de entender e reconhecer melhor o lugar que Immanuel Kant reservava ao conhecimento do homem no conjunto do seu sistema da filosofia. Dessa forma, podemo s esclarecer sua linha de pensamento quando Kant afirma na Lógica que as três perguntas ("o que posso saber?", "o que devo fazer?", "o que me é lícito esperar?") remetem à questão "o que é o homem?".

A Revista Discurso número 38 conta com text os que tratam da Lógica a partir de diferentes pontos de vista. O artigo de Alfredo Storck ("Ens rationis e a natureza da lógica segundo Avicena") mostra como esses processos eram tratados na filosofia de Avicena e como esse autor opõe-se à existênci a de um ser mental como sujeito da lógica. Outros grandes nomes também são chamados para esses diálogos como Berkeley e Bergson estudado no artigo de Maria Adriana Camargo Capello. Ela propõe interpretar a redução berkelianista das coisas às ideias l evando em conta uma aproximação entre a crítica à dupla existência dos objetos e a crítica às teorias clássicas da representação, desenvolvida por Bergson no âmbito de sua teoria da percepção. No artigo de Bento Prado Neto temos um estudo sobre o pri meiro e o segundo Wittgenstein e busca nos princípios mais básicos do Tractatus as razões que explicam os aforismos e nos aponta a relevância da notação para o infinito.

A revista conta ainda neste número com colaborações de João Vergílio Cuter ("Wittgenstein e eu"), Pedro P. G. Pimenta ("Foucault, Wind e a ironia de Kant") e Vinicius de Figueiredo ("Reflexão e determinação práticas em Kant"), entre outros.

Código: 9770103328004
EAN: 9770103328004
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 25,00
Largura (cm): 17,00
Espessura (cm): 3,00

DISCURSO FILOSOFIA USP 38

  • Disponibilidade: 1
  • R$37,00