Esta pesquisa tem por objetivo analisar a intervenção psicanalítica com jovens em cumprimento de medida socioeducativa de internação. Nesse contexto especial, essa clínica adquire novos formatos, sobretudo no manejo da transferência, e em alguns elem entos da técnica. Por esta razão, este estudo traz a articulação teórica da psicanálise com a experiência vivenciada em uma unidade de internação para adolescentes infratores. Por conceber que a intervenção psicanalítica circunscreve-se na díade paci ente-analista, a "comum-idade" - o sujeito adolescente - é o foco da discussão, que também aborda o conceito de sujeito, especialmente o freudiano. Em seguida, reflexões psicanalíticas pertinentes à adolescência foram consideradas, bem como as temáti cas relacionadas à formação de grupos, às famílias dos jovens, à sociedade e ao universo infracional - nesse ponto, surge o segundo sentido da terminologia "comum-idade": a comunidade em si, que não exclui a tensão dialética entre o sujeito e o socia l, a família, o grupo, ou mesmo entre o sujeito e a unidade socioeducativa. Quanto a essa última, realizou-se uma apresentação da trajetória do sistema socioeducativo para contextualizar, do ponto de vista do dispositivo legal, a intervenção psicanal ítica inserida nesse lugar. A partir dessas considerações, encaminhou-se para a discussão dos limites e das possibilidades da clínica psicanalítica em uma instituição disciplinar, em busca de uma escuta do sujeito adolescente para além do ato infraci onal. Nesse ínterim, uma lacuna no lugar da simbolização distinguiu o ato ilegal do ato que diz algo sobre o recalcado - logo, um acting out em campo simbólico -, e tal distinção delineou a possibilidade de uma intervenção psicanaliticamente orientad a junto a esses jovens.
Código: | 9788544401545 |
EAN: | 9788544401545 |
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O ADOLESCENTE E A MEDIDA SOCIOEDUCATIVA DE INTERNAÇÃO: UM ENCONTRO COM A PSICANÁLISE
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