Durante a Segunda Guerra, a política intervencionista norte-americana na América Latina abriu espaço para uma nova diplomacia de reciprocidade e cooperação hemisférica, envolvida em um discurso de aproximação das Américas. "A Hollywood da Boa Vizinha nça" apresenta um estudo das mudanças diplomáticas, políticas e culturais ocorridas entre Brasil e Estados Unidos neste período marcante da história do século XX. A criação de uma agência norte-americana de intercâmbio cultural, acordos políticos e e conômicos, o Office of the Coordinator of Inter-american Affairs, em 1940, foi fundamental na execução dessa política. Com uma seção voltada para o setor cultural, o Office contava com uma divisão de cinema que produziu filmes documentários educativo s que enfatizavam a importância da solidariedade hemisférica. A análise de filmes educativos produzidos por essa agência na década de 1940 oferece uma oportunidade ímpar de entender como estereótipos culturais brasileiros foram forjados na indústria cultural e especialmente no cinema, marcando o imaginário social dessas duas nações até os dias atuais.
Código: | 9788546211487 |
EAN: | 9788546211487 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 1,10 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 21,00 |
A Hollywood da boa vizinhança: imagens do Brasil em documentários norte-americanos na segunda guerra
- Disponibilidade: 1
-
R$64,90