• A Hollywood da boa vizinhança: imagens do Brasil em documentários norte-americanos na segunda guerra

Durante a Segunda Guerra, a política intervencionista norte-americana na América Latina abriu espaço para uma nova diplomacia de reciprocidade e cooperação hemisférica, envolvida em um discurso de aproximação das Américas. "A Hollywood da Boa Vizinha nça" apresenta um estudo das mudanças diplomáticas, políticas e culturais ocorridas entre Brasil e Estados Unidos neste período marcante da história do século XX. A criação de uma agência norte-americana de intercâmbio cultural, acordos políticos e e conômicos, o Office of the Coordinator of Inter-american Affairs, em 1940, foi fundamental na execução dessa política. Com uma seção voltada para o setor cultural, o Office contava com uma divisão de cinema que produziu filmes documentários educativo s que enfatizavam a importância da solidariedade hemisférica. A análise de filmes educativos produzidos por essa agência na década de 1940 oferece uma oportunidade ímpar de entender como estereótipos culturais brasileiros foram forjados na indústria cultural e especialmente no cinema, marcando o imaginário social dessas duas nações até os dias atuais.

Código: 9788546211487
EAN: 9788546211487
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 1,10
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 21,00

A Hollywood da boa vizinhança: imagens do Brasil em documentários norte-americanos na segunda guerra

  • Disponibilidade: 1
  • R$64,90