A consciência de que se assiste hoje a um reforço da teoria e da prática no campo da História da Arte - assim entendida como disciplina autonomizada, auto-suficiente e provida de utilidade social - perfila-se no nosso país com contornos de nitidez. Após o esforço pioneiro de Joaquim de Vasconcelos, Sousa Viterbo, José de Figueiredo e outros investigadores, no dealbar do século XX, passando pelo trabalho menos perceptível da geração de Vergílio Correia, Reynaldo dos Santos, Robert Smith, Adriano de Gusmão, até à geração de Flávio Gonçalves, Artur de Gusmão e José-Augusto França (com o seu pioneiro Mestrado de História da Arte na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Lisboa) e às que despontam após o 25 de Abril de 1974, foram dados gra ndes passos no sentido de se re-conhecerem as existências da arte portuguesa, através de pesquisas de arquivo, inventários de campo, exposições monotemáticas e monografias de autor, e de se tomar maior consciência da importância e significado da noss a produção artística (na metrópole e nos seus espaços de influência ultramarinos) ao longo dos tempos históricos. Novas áreas de criação a par das chamadas ''''''''artes maiores'''''''' (como o Urbanismo e o Design), novas épocas mais obscurecidas (como o Ma neirismo e o Rococó), entram decididamente no campo de trabalho dos praticantes de História de Arte.
Código: | 9789724023915 |
EAN: | 9789724023915 |
Peso (kg): | 1,000 |
Altura (cm): | 4,20 |
Largura (cm): | 21,00 |
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II Congresso internacional de história da arte: 2001
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