A arte e a arquitetura religiosas foram estabelecidas como parte de um sistema simbólico que possui uma base de referências ao transcendente. Mais precisamente, a arte e a arquitetura cristãs nasceram dentro dos espaços restritos das pequenas comunid ades cristãs que, com o tempo, passaram a ter uma presença quase universal, tanto nos edifícios públicos como nos espaços privados, daquilo que foi se configurando como a "cristandade". Formas, funções, temas, símbolos e convenções foram sendo formul ados ao longo dos vários séculos. Aos poucos, esses elementos passaram também por um processo de regramento, sofrendo intervenções dos documentos do magistério eclesiástico, dos tratados, de regras e de instruções que consideraram, além do contexto s ocial dos seus autores, as condições em que essa arte e essa arquitetura foram concebidas. Nesse sentido, mediante a primorosa tradução do Prof. Dr. Gabriel Frade, podemos finalmente conhecer um pouco do universo das Instruções escritas pelo arcebisp o de Milão, Carlos Borromeu, para a arte e a arquitetura sacras católicas concebidas a partir do século XVI. (Dra. Elaine Caramella - Diretora Executiva do Museu de Arte Sacra de São Paulo).
Código: | 9786555044089 |
EAN: | 9786555044089 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 24,00 |
Largura (cm): | 17,00 |
Espessura (cm): | 1,00 |
A FÁBRICA DA IGREJA: O CONCÍLIO DE TRENTO. SÃO CARLOS BORROMEU E A ARQUITETURA RELIGIOSA
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