• Oswald de Andrade/ Primeiro caderno de críticas: Oswald de Andrade e a estética modernista, lúdica, antropofágica, revolucionária, histórica e socialmente comprometida

Em Oswald de Andrade e a estética modernista, lúdica, antropofágica, revolucionária, histórica e socialmente comprometida, Joice Gumiel Passos traduz e organiza os princípios estéticos, formais e de conteúdo sócio/político e cultural propostos por Os wald de Andrade através de seus manifestos e escritos teóricos, críticos e literários. Uma interpretação que busca aprofundar os interesses revolucionários estéticos, culturais, políticos e sociais de Oswald de Andrade.

Já no Primeiro Caderno de C ríticas, uma alusão ao Primeiro Caderno de Poesia, de Oswald de Andrade, Joice Gumiel Passos apresenta uma coletânea de seus textos publicados em jornais, revistas e catálogos. Um registro importante, histórico e crítico sobre autores, manifestações artísticas, eventos culturais e exposições de arte. (Maíra de Lima Medeiros, Curitiba/PR, dezembro/ 2023)

***

Em tempos móveis, ora líquido, virtual, ora, por outras forças retomamos, ainda que frágeis, o real, volver para "A estética modernist a, lúdica, antropofágica, revolucionária, histórica e socialmente comprometida de Oswald de Andrade" e buscar organizar os princípios estéticos, sociais e políticos propostos pelo principal responsável pela "Semana de 22", autor do Manifesto Pau-Bras il e do Manifesto Antropófago, para o desvelamento formal e de conteúdo da sua paródia libertária, crítica e irônica da histórica colonização cultural brasileira, é uma atividade e um compromisso sério com os ideais revolucionários, estéticos, formai s e de conteúdo político e social da obra de Oswald de Andrade. Um livro composto por dois, cujo formato invertido, elimina o principal e onde não há, formalmente, início e fim, o Primeiro Caderno de Críticas foi inspirado no Primeiro Caderno de Poes ias, de Oswald de Andrade e traz alguns dos meus textos críticos publicados em jornais, revistas e catálogos desde 1979 até os dias atuais.

Buscando a identidade formal e de conteúdo com a proposta irreverente e nada convencional dos textos literá rios, críticos e revolucionários de Oswald de Andrade espero ter obtido resultado próximo ao desejado. Mas, o importante foi historicamente atingido na "A alegria é a prova dos nove" ou no,"Tupi or not tupi that is the question" (Manifesto Antropófag o) e no neo/antropofagismo de Augusto dos Anjos: "Para comer os meus próprios semelhantes./ Eis-me sentado à mesa!" e de Caetano Veloso: "tropicalismo é um neo/antropofagismo".

Ave! Oswald., Ave! Augusto dos Anjos, Ave! Caetano Veloso e Ave! Joice

Código: 9786553613294
EAN: 9786553613294
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 2,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 23,00

Oswald de Andrade/ Primeiro caderno de críticas: Oswald de Andrade e a estética modernista, lúdica, antropofágica, revolucionária, histórica e socialmente comprometida

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$89,70