• QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA: UM OLHAR PARA A ESCOLA A PARTIR DO TEATRO

Qualquer semelhança não é mera coincidência é um livro sobre a escola. Nele o leitor encontrará, além de uma pesquisa acadêmica sobre o tema, na qual estudantes de teatro representam o ambiente e as relações escolares, memórias da vida escolar escrit as por professores, pesquisadores e artistas. Olhar para a escola é um exercício dialógico que nos permite compreender as trilhas e percursos que nos constituem ao longo do tempo. Esse é o propósito do livro que chega, agora, às suas mãos e, quem sab e, ao seu coração. Do primeiro dia de aula, esgueiram-se pela memória a menina deslumbrada, a figura de uma professora séria e bonita e, coladas na retina, as paredes da sala de aula forradas de imagens distribuídas simetricamente, ao alcance da vist a, mas não das mãos. E nelas, bichos lindos, coloridos que, pouco a pouco, no correr do ano, fui associando a letras: o rabo do gato era o g, no corpo do sapo insinuava-se o s. E talvez houvesse objetos também, mas não me lembro como o z se desenhava na zabumba... - Beth Brait Apesar de tudo, da certeza de não gozar dos privilégios que a cisgeneridade heterossexual branca garantem, uma existência que escapa às normas foi se desenhando, tomando forma, existindo, resistindo... Ao invés de aversã o, desenvolvi pela educação um amor sem medida, alimentado sobretudo pela crença de tornar, se não suave, menos áspero o caminho de muitos/as estudantes, principalmente negros/as e LGBTs. - Megg Rayara Gomes de Oliveira Lembranças. Chuvarada. Calor imenso. Sons de tempestade. Céus profundos e estrelados. Ventanias. Sossego. Paz. Organização. Silêncio. Limpeza. Missas cantadas. Aulas. Muitas aulas. Livros. Muitos livros. Horas de lazer. Mangueiras e jabuticabeiras floridas. Horas de estudo. Saíd as aos feriados e férias. Retiros. Solidão. - Sonia Machado de Azevedo Nas páginas que seguem, você irá ler sobre sentidos de escola em um exercício de improvisação teatral. Não à toa, desde o início, pensamos em não se tratar de uma coincidência, n ada é por acaso e os sentidos circulam. A escola que os alunos encenam, ao final do ensino fundamental, está cheia de conflitos, de personagens que podemos encontrar em outras escolas. Um mundo de regularidades sobre ser aluno, professor e diretor s obre como organizar a sala sobre relacionamentos. Releio os discursos trazidos para a pesquisa tanto como uma peça teatral como dados potenciais de análise. Consigo imaginar as cenas e os personagens dando colorido às palavras por sua entonação expr

Código: 9788584043927
EAN: 9788584043927
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 1,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 21,00

QUALQUER SEMELHANÇA NÃO É MERA COINCIDÊNCIA: UM OLHAR PARA A ESCOLA A PARTIR DO TEATRO

  • Disponibilidade: 1
  • R$42,00