O objetivo deste livro é rastrear o contexto pós-moderno nas artes, através de um mapeamento analítico da obra de alguns pintores [entre eles, Julian Schnabel, David Salle e Eric Fischl] que não só despontaram, em âmbito internacional, naquele períod o, como também vieram a demarcá-lo esteticamente. Talvez seja este o principal interesse do ensaio: situando os conceitos de vanguarda e pós-vanguarda do ponto de vista estético, Jorge Lúcio de Campos analisa o seu background histórico e apresenta a pintura euro-americana oitentista como herdeira de uma grande crise, em que o próprio discurso artístico foi posto em xeque, tendo desembocado - graças a um processo de crescente radicalização formal - numa espécie de esterilidade e apatia simbólicas . '''' [...] Talvez a noção mais perversa que as teses sobre a pós-modernidade tenham adiantado seja o fim da história. O texto de Jorge Lúcio se debruça sobre este fenômeno, traça-lhe as origens, descreve seu percurso e sua genealogia, busca seus a ntecedentes e suas justificativas: nos textos que o teorizam e nas práticas que o objetivaram. Mostra como, após todas as rupturas e os radicalismos, as cisões e os embates, as discussões e o acirramento de espíritos que caracterizam a arte moderna d esde o seu aparecimento em meados do século XIX até a vanguarda dos anos 70, os anos 80 surpreenderam a todos com uma ''''apatia'''' política que só tem paralelo na intensidade com que ela defendia o resgate da ''''independência'''' impotente do arti sta frente aos compromissos históricos que até então haviam definido a modernidade na arte [...]'''' - Reynaldo Roels Sobre o autor: Jorge Lucio de Campos é filósofo, crítico e poeta. Doutor e pós-doutor em Comunicação e Cultura pela Universidade Fe deral do Rio de Janeiro, leciona desde 1986 na Escola Superior de Desenho Industrial [ESDI] da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde chefia, atualmente, o Departamento de Integração Cultural. Entre seus livros incluem-se ''''Do simbólico ao virtual: a representação do espaço em Panofsky e Francastel'''' [ensaio] e ''''A dor da linguagem e à maneira negra'''' [poesia]. É também co-autor da versão brasileira do Dicionário ''''Oxford de Arte'''', de Ian Chilvers, Harold Osborne e Dennis Fa rr.

Código: 9788571062436
EAN: 9788571062436
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VERTIGEM DA MANEIRA, A - PINTURA E POS VANGUARDA NA DECADA DE 80 - 1

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