• A ENCARNAÇÃO DO FILHO DE DEUS: CONCEPÇÕES DA ENCARNAÇÃO NO CRISTIANISMO INCIPIENTE E OS PRIMÓRDIOS DO DOCETISMO

A Antiguidade estava familiarizada com a ideia de que deuses ou entes divinos aparecessem em figura humana, sendo que o próprio pensamento helenista se interessava pelo poder salutar da epifania irredutível do divino, mas não pelo abandono desse pode r. É precisamente aqui que se insere a grande novidade do cristianismo: afirmar que Deus realmente se tornara um ser humano. Essa firme convicção sobre a encarnação do Filho de Deus está presente já nas primeiras testemunhas do cristianismo primitivo , que a exprimem inicialmente não por meio de um discurso conceitual, mas - de modo mais direto e singelo - pelo louvor exultante da fé. É apenas num momento posterior, em que o cristianismo é confrontado com opiniões divergentes, que uma mudança de perspectiva surge em seus escritos: na luta contra os hereges, os diversos líderes eclesiais tiveram de demonstrar coerência e utilizar fórmulas de diferenciação, impactando diretamente no discurso até então utilizado e ocupando sem cessar os Padres da Igreja antiga na tentativa de elaborar uma resposta mais bem articulada à pergunta: Cur deus homo? [Por que Deus se fez ser humano?]. Não se trata de produzir neste livro uma história do dogma da Igreja antiga, mas apenas recordar que a reflexão sobre a encarnação é fruto indelével de uma genuína necessidade de redenção.

Código: 9788515022168
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A ENCARNAÇÃO DO FILHO DE DEUS: CONCEPÇÕES DA ENCARNAÇÃO NO CRISTIANISMO INCIPIENTE E OS PRIMÓRDIOS DO DOCETISMO

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