• A CRIANÇA DEFICIENTE AUDITIVA E SUAS REAÇÕES À MÚSICA

Partindo da minha experiência de vida em que a música sempre ocupou um lugar relevante analisando o papel que a música tem assumido na vida do Homem em todas as épocas e culturas e constatando a incipiência, ausência ou descrença quanto à utilizaçã o da música na educação de crianças deficientes auditivas (DA), surgiu a minha preocupação: por que a música não se faz presente na vida dessas crianças? Elas são sensíveis à música? A escassa bibliografia existente e revisada a respeito desse assunt o tornou evidente que a música tem sido utilizada com crianças DAs apenas como um meio para levá-las à aquisição, ou à melhora de padrões rítmicos e de entoação na fala. Considerando o DA como um Ser de possibilidades, tornou-se meu projeto apresenta r a música, nas suas potencialidades, à criança DA, e ver como ela sente e reage a essa música. Portanto, parti para a experiência direta trabalhando com oito crianças DAs, de 4 anos de idade, com perdas auditivas entre moderadas e severas, que frequ entavam uma escola especial e que nunca tinham sido trabalhadas com música. As crianças foram atendidas em duas sessões semanais durante um ano letivo. Foram expostas a diferentes tipos e gêneros musicais, assim como a diversos instrumentos musicais melódicos e de percussão, bem como a equipamentos eletrônicos de som. Uma sala foi preparada com placas acústicas nas paredes, e um piso de madeira a 15 centímetros do chão, de modo a formar um "colchão de ar" sob ele, criando condições de excelência para a vivência e percepção musical. Ao longo das sessões, as crianças expressaram-se com grande espontaneidade e criatividade, apresentando manifestações de percepção musical, canto, dança e toque dos instrumentos. A descontração e a alegria marcar am essas vivências. Manifestações rítmicas e melódico-vocais espontâneas evidenciaram que a música é possível de ser percebida e vivida com prazer pelo DA. Esses resultados evidenciaram a relevância da música na vida da criança DA e a importância de sua inclusão no seu cotidiano e nos currículos escolares. Esta obra destina-se a pais e a profissionais que se dedicam à educação e reabilitação de crianças DAs (professores, fonoaudiólogos, psicólogos, músicos e musicoterapeutas). Fonoaudióloga, dou tora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Distúrbios da Comunicação pela PUC-SP, psicodramatista pela Role-Playing Pesquisa e Aplicação, professora didata supervisora em Psicodrama pela Febrap,

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A CRIANÇA DEFICIENTE AUDITIVA E SUAS REAÇÕES À MÚSICA

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