A identidade é o que nos difere e nos aproxima de outra pessoa. Somos únicos no mundo como pessoa, mas construímos a identidade profissional nas relações coletivas uns com os outros nas relações entre professor-alunos-professor. A construção da iden tidade profissional docente é uma soma de modos de ser que incorporam normas e regras do ser professor num sentimento de pertença profissional, que passa por mudança a cada investimento feito na profissão. Investir na profissão fortalece o sentimento de pertença à classe docente. Investimento e pertença são essenciais na atualidade, dado que as transformações por que passam as profissões e a sociedade contemporânea são rápidas e destabilizadoras, quando o Ser passa por mudanças impostas pro tran sformações científicas, tecnológicas e, por conseguinte, pessoais. Este livro resulta de um estudo que foi realizado, entre os anos de 2011-12, com três professoras que atuam no ensino da Matemática em escolas públicas de Portugal e procuraram invest ir na profissão. A metodologia adotada nesta investigação situa-se no modelo interpretativo. Foram construídos três estudos de caso de professoras de Matemática, baseando-se, essencialmente na análise de três entrevistas. Este estudo indicou que o in vestimento na profissão (mestrado e doutorado) contribui para (re)construção da identidade profissional docente, reorientando e reorganizando o trabalho na escola. Além disso, fazer o mestrado e o doutorado não afastou as professoras de seu ser docen te, mas fortaleceu o sentimento de pertença profissional baseado no gosto pela Matemática, no prazer do ensino, na satisfação profissional e na conquista da autonomia e promoção da segurança e maturidade profissional.

Código: 9788580429169
EAN: 9788580429169
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 1,10
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 21,00

A IDENTIDADE PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO BÁSICA

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$52,28