• A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DA ORIGEM TEÓRICA À DIVERSIDADE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

Este livro é resultado de um estudo sobre a trajetória da sociologia da educação no Brasil a partir da produção acadêmica. A pesquisa realizada procurou analisar as raízes teóricas das temáticas estudadas em sociologia da educação desde a década de 1 970 ao longo da trajetória histórica da sociologia brasileira, uma vez que ela chega ao Brasil pela educação básica. O estudo apontou que além dos clássicos Durkheim, Marx e Weber, diversos autores franceses, alemães, ingleses e estadunidenses analis aram a educação influenciando a sociologia da educação brasileira de forma teórica, epistemológica e metodológica. Talita Rugeri faz um levantamento dos temas estudados pelos pensadores estrangeiros e de como as suas teorias foram incorporadas nas pe squisas nacionais, traçando os principais sociólogos e sociólogas brasileiros por períodos e temas de pesquisa. A autora traz também que um fator determinante para a sociologia da educação no Brasil foi o processo de entradas e saídas da sociologia d a educação básica e o seu retorno ao ensino médio em 2009, alterando assim as agendas de pesquisa e movimentando os debates sociológicos. Nesse sentido esta obra nos permite pensar a educação enquanto um campo da sociologia no Brasil, a partir da rel ação dos contextos históricos e da circulação de teorias e temáticas sociológicas em território nacional.

Código: 9786525020273
EAN: 9786525020273
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00

A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DA ORIGEM TEÓRICA À DIVERSIDADE DA PRODUÇÃO ACADÊMICA

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$52,00