• AÇÃO POLÍTICA CATÓLICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR

Um olhar retrospectivo na história da sociedade brasileira ao longo do século XX identificará inegáveis transformações: o desenvolvimento de um amplo setor industrial o paralelo processo de urbanização a estruturação de representativos setores médi os a diversificação religiosa a constituição, enfim, de uma sociedade civil crescentemente plural. Contudo, estas transformações coexistem com incômodas permanências oriundas de épocas anteriores. Continuam não resolvidas em nossa sociedad e várias questões que remontam aos primórdios de nossa história essa sobrevivência nos traz a impressão de que passado e presente não necessariamente se anulam, mas convivem dialeticamente. A "questão agrária", representada pela permanência da grand e propriedade e matriz de inúmeros conflitos sociais, por vezes violentos a "questão do negro", geradora de debates e impasses sobre a natureza das políticas públicas necessárias à sua resolução as profundas desigualdades sociais e regionais que pa recem nunca findar. Estas "questões" exemplificam problemas estruturais que a modernidade brasileira não conseguiu resolver, ou, melhor dizendo, que a modernidade brasileira incorporou. Dentro desta perspectiva enquadra-se a "questão educaci onal" brasileira. Para os diferentes sujeitos atuantes na vida política brasileira, a educação está presente como um problema estrutural de nossa modernidade. Os caminhos escolhidos para efetivar essa modernidade produziram uma realidade bastante rel evante para a análise, apresentando quadros de transformação, como pode ser exemplificado pela grande expansão do setor público, após as décadas de 1930 e 1940, pela escolarização da imensa maioria da infância, pelo desenvolvimento do ensino profissi onal e técnico e de uma rede de instituições públicas de ensino superior. Uma outra face da "questão educacional" é a grande participação de um setor privado no interior do sistema educacional brasileiro. Analisar as estratégias de sobrevivê ncia desse setor, em seus diferentes matizes, seus discursos e práticas políticas, assume grande relevância para o entendimento da atual configuração da educação brasileira.

Código: 9788580420449
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AÇÃO POLÍTICA CATÓLICA E EDUCAÇÃO ESCOLAR

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