• ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO E GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL

O livro Assistência social, educação e governamentalidade neoliberal lança um olhar nada convencional para a forma como as políticas de assistência social articulam-se com a educação na contemporaneidade, analisando suas implicações na e sobre a esco la. A partir de uma vertente pós-estruturalista, principalmente das contribuições de Michel Foucault, a autora problematiza o viés benevolente e acolhedor que povoa boa parte das discussões acerca das políticas sociais contemporâneas. Propõe pensar t ais políticas como práticas inclusivas operacionalizadas no interior de uma racionalidade neoliberal que governa todas as camadas da população brasileira, por meio da garantia de espaços de participação no mercado e da sua inclusão nas redes de consu mo/competição. A primeira parte do livro discute o contexto contemporâneo, argumentando que, com a emergência do neoliberalismo brasileiro e a correlata constituição da inclusão como imperativo de Estado, podemos assistir à proliferação das Políticas de Assistência Social no Brasil. Tal proliferação aparece associada a um fenômeno de obsessão contemporânea pela educação, que pode ser denominado educacionalização do social. Esse fenômeno ocorre quando a educação é convocada, incessantemente, como instância de solução de uma variedade de problemas sociais, o que produz uma redefinição das funções da escola pública na atualidade. A segunda parte do livro lança um olhar genealógico para a história, objetivando compreender a proveniência e as co ndições de emergência das Políticas de Assistência Social no Brasil. Destacam-se práticas assistenciais vinculadas às ordens religiosas e à caridade cristã, desenvolvidas até meados do século XIX passa-se pela estruturação da Assistência Social como uma política do Estado brasileiro, na década de 1930, e chega-se ao surgimento das políticas de transferência de renda condicionada, que proliferam pelo País, no momento da emergência da racionalidade neoliberal. Enfim, as discussões efetivadas nest e livro tratam de compreender a forma como a educação escolarizada é utilizada pelas políticas de assistência social como um instrumento eficaz para operar sobre a conduta dos sujeitos, gerenciando os riscos produzidos pela exclusão social numa tenta tiva de garantir a seguridade da população. Um livro destinado a assistentes sociais, professores e pesquisadores que ousam borrar as fronteiras disciplinares dos seus conhecidos campos de atuação.

Código: 9788547315450
EAN: 9788547315450
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,20

ASSISTÊNCIA SOCIAL, EDUCAÇÃO E GOVERNAMENTALIDADE NEOLIBERAL

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$76,00