Tem "uma pedra no meio do caminho" da aula de português: no ensino de língua portuguesa, ainda persistem práticas inadequadas e irrelevantes, não condizentes com as mais recentes concepções de língua e com os objetivos mais amplos que se pode pretend er para seu ensino. Os professores não podem mais simplesmente dar as costas aos grandes avanços da investigação científica sobre a linguagem. No entanto, ainda não sabem como traduzir essas inovações em práticas pedagógicas condizentes com uma educa ção efetivamente formadora: "Se não é para ensinar gramática", costumam dizer, "então é para fazer o quê?" O livro de Irandé Antunes traz um conjunto bem articulado de respostas, que se desdobram em várias outras perguntas, que só podem ser respondid as por pessoas movidas pelo amor à investigação, provocadas pelo desejo de descobrir seus próprios caminhos, sempre conscientes de que a ciência não é a busca de uma "verdade" a ser descoberta, e sim a construção de pontes, sempre provisórias, capaze s de ajudar a gente a se mover sobre as areias movediças do mistério. Irandé Antunes concentra sua atenção em três grandes áreas críticas da educação linguística: a leitura, a escrita e a reflexão sobre a língua.
Código: | 9788588456150 |
EAN: | 9788588456150 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 1,50 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 21,00 |
Aula de português. encontro & interação - volume 14
- Disponibilidade: 1
-
R$49,00