• AULAS INVESTIGATIVAS E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DE PIAGET

O livro apresenta a pesquisa de Pós-Doutorado realizada pela autora, em 2013, na Universidade de São Paulo, no Departamento de Psicologia. Tal pesquisa é um estudo na forma de uma pesquisa-ação que estudou as práticas docentes que exploram atividades de investigação nas aulas de Matemática, articulando teoria e prática como um cenário focal. A situação atual da Educação Matemática na Escola Básica exige esse tipo de pesquisa que possibilita a mobilização dos estudantes em aprender a aprender Mat emática, explorando de diversas formas as práticas investigativas, sob um olhar de como os estudantes "aprendem" de acordo com sua idade e amadurecimento. O objetivo da pesquisa era de analisar e compreender o processo de construção dos conceitos de Matemática dos estudantes na aula alicerçada em atividades investigativas propostas pelo professor, sendo esses conceitos construídos pelas inúmeras representações que os estudantes apresentam em cada etapa da resolução da atividade, seja individual ou em grupo. A metodologia desta pesquisa é qualitativa e colaborativa, os dados analisados são: a observação das aulas investigativas dos docentes da Escola Básica as atividades de um docente que adota uma prática investigativa as resoluções das a tividades em coletivo e por seis estudantes do 6° ano de Ensino Fundamental, de duas turmas de uma escola municipal da cidade de Porto Alegre, em 2013, à luz da Teoria do Piaget quanto à Equilibração e à Abstração Reflexionante. Um dos resultados da pesquisa é a possibilidade de compreensão plena de como os estudantes constroem o conceito de Múltiplos e Divisores de um Número Natural através de três categorias - interpretação, resolução e argumentação, articulando os elementos do cenário investi gativo com o Método Clínico de Piaget.

Código: 9788544412619
EAN: 9788544412619
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 0,80

AULAS INVESTIGATIVAS E A CONSTRUÇÃO DE CONCEITO DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO A PARTIR DA TEORIA DE PIAGET

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$46,89