Esta obra analisa representações contidas em manifestações de professores indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, a respeito da avaliação da aprendizagem, procurando identificar as que exploravam determinados caminhos de tran sformação do fenômeno e aquelas que os bloqueavam, destacando as que propunham caminhos para a escola indígena que se quer diferenciada cumprir melhor o seu papel. Para o movimento indígena, a escola só se torna indígena quando conta com a participaç ão efetiva da sua comunidade, portanto tudo é decidido de comum acordo com a comunidade. No cotidiano do espaço escolar, adota-se a estratégia de gerência de uma escola como comunidade, ou seja, uma gestão que busca seguir o modelo de vida das comuni dades. O ambiente é aberto a espaços de debate, nos quas se se resolve em conjunto qualquer problema encontrado no seu dia a dia, em assembleia geral. Os resultados de todo o processo avaliativo são utilizados para dar início a esse movimento, ou sej a, a partir das notas, ou conceitos obtidos pelos alunos, o professor apresenta para a comunidade os resultados de cada aluno em uma assembleia a comunidade discute os resultados e sugere ideias relacionadas aos alunos e também aos professores. Suas representações estão alicerçadas em uma avaliação com base no diálogo e na busca de soluções para problemas relacionados aos alunos e aos professores, o que sugere que ela pode ser vista como uma estratégia didática criada e utilizada de acordo com o tipo de projeto pedagógico que eles têm , pois, à medida que o professor analisa o desenvolvimento de seus alunos ou de grupos de alunos, procura subsidiar o planejamento de suas intervenções. Com base na análise das manifestações produzidas pelos professores indígenas, foi possível destacar o núcleo central das representações das razões para avaliar, qual seja, o de acompanhar o desenvolvimento do aluno, com vistas a melhorar sua aprendizagem e, com isso, viabilizar o projeto de educação esco lar indígena, o qual está comprometido com o projeto de vida da comunidade.
Código: | 9788547317539 |
EAN: | 9788547317539 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 1,30 |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM NAS REPRESENTAÇÕES DE PROFESSORES INDÍGENAS
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$89,00