• CARTAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE LEITORES PROFESSORES

Cartas (auto)biográficas de leitores professores é uma obra cujo objetivo principal consiste em investigar qual é o valor simbólico atribuído à leitura nos trajetos dos sujeitos participantes deste estudo, ou seja, o foco principal da pesquisa empree ndida é dirigido aos núcleos simbólicos que afloram quando - em processos (auto)biográficos - cada pessoa se narra. O estudo efetuado sustenta-se em um tríplice referencial teórico: (auto)biografia educativa como trajeto de formação relacionado à lei tura, antropologia do imaginário e antropologia da leitura. O aporte metodológico, de caráter qualitativo sociofenomenológico, vinculou-se, em especial, à metodologia de convergências proposta por Gilbert Durand, ligada à antropologia do imaginário. A tese que emerge é a de que a leitura, inserida no cotidiano, pode atuar como um equilibrador biopsicossocial, auxiliando na formação do sujeito e na internalização de valores no decurso do trajeto de vida, abrangendo, de modo indireto, seus impasse s individuais, conduzindo ao autoconhecimento, ao conhecimento do outro e ao conhecimento do mundo. A investigação foi realizada a partir de 18 cartas escritas por leitores professores que vivem e trabalham na região Sul do Rio Grande do Sul. Os núcl eos simbólicos percebidos nas narrativas foram agrupados (por afinidades simbólicas) em três mitemas: aventura - descoberta - construção, ferramenta, refúgio - cura - esteio. Tais núcleos simbólicos, reunidos em mitemas, denotam polarizações referent es aos regimes (diurno e noturno) estudados pelo viés da antropologia do imaginário. Os resultados demonstram que cada pessoa atribui um valor simbólico à leitura e que este varia de indivíduo para indivíduo. Lê-se por prazer e por necessidade. Os le itores ávidos encontram maneiras de conseguir seus objetos de leitura, independentemente de suas condições de vida. Também foi constatado que o processo de se (auto)biografar desencadeia (tanto em quem escreve quanto em quem lê) um processo de contem plação da vida. Na perspectiva de investigar o fenômeno da leitura, entrelaçando perspectivas teóricas diferentes, mas, ao mesmo tempo, convergentes, esse processo é percebido como uma importante experiência de formação, o qual demonstra que a leitur a, como uma tecnologia do imaginário, de fato, constitui-se em um significativo equilibrador biopsicossocial.

Código: 9786525012735
EAN: 9786525012735
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,00

CARTAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE LEITORES PROFESSORES

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$57,00