O livro Comunicação e cultura: diálogos e tensões por trás da cena traz à pauta reflexões sobre o campo cultural nacional. No Brasil das últimas décadas (1991-2016), as relações entre televisão e espetáculos de teatro têm por pano de fundo o entrelaç amento da mídia com as políticas públicas culturais, especificamente diante do uso da Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura). Espetáculos teatrais das mais variadas naturezas são mediados por uma relação publicitária com a televisão. Muitos se estruturam em torno do ator de projeção nacional (quase sempre fabricado pelas estruturas midiáticas), tanto para captação de recursos quanto para garantir a divulgação ou a adesão da plateia. A mídia apropria-se dos faze res culturais e lhes atr ibui valores que devem ser trazidos à luz para serem discutidos pelos agentes sociais que pensam, usufruem dessa cultura, fazem e criam manifestações artísticas por meio dos mecanismos de apoio à cultura no País. A questão que guia esta obra é que um a economia baseada no incentivo fiscal constrói socialmente certos valores simbólicos para a cultura, em uma operação que termina regulando a sobrevivência desse segmento artístico por conta do tipo de significação social que promove. Os meios de com unicação normatizam a expansão de certos tipos de teatro, e a televisão aberta brasileira tem aí um papel específico, produzindo um traço mercadológico que impacta a produção teatral no País.
Código: | 9788547302771 |
EAN: | 9788547302771 |
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COMUNICAÇÃO E CULTURA: DIÁLOGOS E TENSÕES POR TRÁS DA CENA
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