• OS USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO EM FOZ DO IGUAÇU, 2010 ESTUDO ETNOGRÁFICO

Tamara Cardoso André é formada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná e professora adjunta da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), camp us Foz do Iguaçu. Foi professora de segunda série do ensino fundamental na rede estadual de ensino de Porto Alegre entre 2001 e 2004. Na Unioeste, faz parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino, Nível de Mestrado e le ciona no curso de Pedagogia. O presente livro é fruto de um estudo etnográfico realizado em duas turmas de primeiro ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Foz do Iguaçu. Durante o ano letivo de 2010, foram observadas as aulas de duas pr ofessoras alfabetizadoras, com o objetivo de investigar os usos do livro didático de alfabetização. As escolas municipais de Foz do Iguaçu destacaram-se por apresentar, nos anos iniciais do ensino fundamental, nota acima da média nacional no Índice d e Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), obtendo em 2009, 2011 e 2013, as médias 6,2 7,0 e 7,3 respectivamente. A investigação etnográfica apontou para a estreita relação entre avaliações em larga escala e a concepção de linguagem subjacente ao principal livro didático adotado em Foz do Iguaçu, intitulado Alfabetização fônica: construindo competência de leitura e escrita, escrito por Capovilla e Capovilla. Concluiu que políticas educacionais influenciam decisivamente práticas docentes, mes mo quando professores resistem às imposições do poder central.

Código: 9788544401651
EAN: 9788544401651
Peso (kg): 1,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,70

OS USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE ALFABETIZAÇÃO EM FOZ DO IGUAÇU, 2010 ESTUDO ETNOGRÁFICO

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$76,28