A arte do cinema possibilita novas formas de experimentar a memória. Este livro se manifesta no contexto de mudança de paradigma no que diz respeito ao arquivo e de uma necessidade de expansão de seus significados. A hipótese central elabora a ideia de que são as práticas experimentais de found footage, produzidas a partir dos anos de 1990, as que melhor expressam certas percepções da história, por ampliar as conexões entre imagens e mundos diversos, mais compatíveis com os tempos atuais, e que se esquivam, portanto, de uma lógica linear em favor de um pensamento dialético. Para desenvolver essa hipótese, discuto noções de "documento", "arquivo", "ruína", "sobrevivência", entre outras, dispondo-as sob a perspectiva da história do cinema. Re tomo, ainda, os procedimentos da apropriação no cinema, nos quais analiso aspectos históricos e de formação, assim como as variações que alcançam nas práticas documentais e experimentais de found footage.
Código: | 9786525031293 |
EAN: | 9786525031293 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 2,00 |
POESIA EM FORMA DE IMAGEM: ARQUIVO NAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DO CINEMA
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$68,00