• PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E SEUS INDICADORES DEMOCRÁTICOS: DISCUSSÕES, EXPERIÊNCIAS E AÇÕES DA GESTÃO

O livro Práticas de gestão escolar e seus indicadores democráticos: discussões, experiências e ações da gestão lança um novo olhar para a gestão em diversos espaços da educação, em diferentes regiões do sul do país, e traz experiências de gestão que têm qualificado o ensino-aprendizagem em espaços das práticas escolares. O foco é justamente analisar, descrever e divulgar experiências de práticas de gestão democráticas. Traz indicadores quantitativos que perpassam os índices do Ideb (Índice de De senvolvimento da Educação Básica) e os questionários contextuais (diretor), evidenciando se as práticas de gestão focalizam práticas democráticas de gestão. Também indicadores qualitativos em alguns municípios com índice elevado no Ideb, analisando q ue práticas de gestão são desenvolvidas em diferentes espaços para bons índices (Ideb) e para o ensino-aprendizagem. Está explícito o caminhar de diferentes gestores(as) no âmbito da educação municipal, de seus indicadores, mas principalmente de suas práticas. São exemplos caminhos, contextos, enfim, realidades que se apresentam, sempre com o intuito democrático da participação de todos(as) no ambiente da escola. Não se faz gestão sem a participação de seus pares. É uma organização, preparação, participação e realização de práticas de gestão conjunta, proporcionando condições rememoráveis de construir as diferentes realidades a partir de seus contextos, de seus sujeitos e de forças coletivas que se integram, que agem e atingem o objetivo pr oposto por todos(as). Isso é liderança que se internaliza em cada um e cada uma, concretizando-se nas mais diferentes práticas de gestão. Esse sentimento está presente nas falas, que se traduzem em escrita de experiências de gestão que estão dando ce rto. O segredo está na aproximação de todos(as) e em sua força coletiva, que se mobiliza e age. Essas são algumas expressões e realizações presentes nesta obra, que tem a maior simplicidade de trazer práticas, experiências e ações de gestão que possa m contribuir com outras realidades educacionais, tendo como horizonte unir forças para qualificar nossa gestão e nossa educação. É um sentimento único o de saber que é possível construirmos, coletivamente, uma educação que transforma as diversas real idades e sistemas educacionais. Sintam-se acolhidos para percorrer este caminho maravilhoso de práticas de gestão.

Código: 9786525004129
EAN: 9786525004129
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,10

PRÁTICAS DE GESTÃO ESCOLAR E SEUS INDICADORES DEMOCRÁTICOS: DISCUSSÕES, EXPERIÊNCIAS E AÇÕES DA GESTÃO

  • Disponibilidade: 1
  • R$68,00