• PSICOLOGIA SOCIAL PARA A AMERICA LATINA

A obra de M artin-Baró foi pioneira em refletir sobre o papel da Psicologia frente a realidade latino-americana, marcada pela pobreza, violência, injustiça, exploração e desigualdade, conseqüência de um regime de dominação imperialista. Sua reflexão buscou criti car a Psicologia hegemônica criada para responder às demandas de uma sociedade burguesa, sobretudo nos países do hemisfério norte, e construiu esforços concretos para a libertação social e histórica dos países e povos latino-americanos.

< /span>

E ste livro contém trabalhos, conferências e outras apresentações do Sexto Congresso Internacional da Psicologia Social da Libertação, realizado em Campinas em 2003, como uma prática que se repete, anualmente, desde o assassinato dos jesuítas em El Sal vador, dentro da Universidade Centro Americana, em 16 de novembro de 1989.

O homem é produto de sua própria história, o que inclui tanto os determinismos biológicos como os sociais, o impacto das forças que confluem no indivíduo e as ações que o indivíduo realiza na mescla dessas forças. Assim, o trabalho fundamental da Psicologia Social é o de acompanhar as maiorias populares em seu processo de libertação das amarras que impedem a emancipação plena, tanto social quanto política.

As idéias aqui apresentadas levam à reflexão de que as possibilidades de análise e transformação da realidade passam, necessariamente, por um processo de libertação e emancipação construído e defendido pelas pessoas que sofrem as conseqüências

Código: 9788575162941
EAN: 9788575162941
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 25,00
Largura (cm): 17,00
Espessura (cm): 3,00

PSICOLOGIA SOCIAL PARA A AMERICA LATINA

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$35,00