• QUÍMICA: UM ASSUNTO DA ESCOLA?: A HISTÓRIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO

Por que estudamos Química na escola? Esse é um questionamento bastante comum, muitas vezes acompanhado por outra pergunta: para que serve? Em geral, essas questões mostram a busca pela utilidade imediata do conhecimento e estão associadas à dificulda de de aprendizado. Elas conduzem, também, a outras importantes discussões sobre o currículo escolar, sobre as metodologias de ensino, sobre a importância do ensino experimental, sobre a necessidade de vincular o ensino de Química a uma formação críti ca, relacionada à vida, ampliando a leitura do mundo. Neste livro, por meio de um resgate histórico, busquei trazer algumas respostas para questionamentos, que também são meus como professora da disciplina de Química, a princípio no ensino médio e, posteriormente, em cursos de graduação e pós-graduação. O estudo teve por base a análise hermenêutica de textos, relatos, leis, documentos e dados obtidos por pesquisa bibliográfica sobre a história da ciência e da educação. O livro foi organizado em três capítulos: o primeiro referente à história da Ciência Química e sua difusão inicial no Brasil, as influências externas, a formação de profissionais com conhecimento em Química, a formação de químicos e de professores de Química no Brasil. No segundo capítulo, o estudo desenvolvido considera os principais marcos históricos, políticos e educacionais ao abordar a disciplina de Química no currículo do ensino médio, as legislações vigentes e a influência sobre esse ensino. Há, na abordagem, e m ambos os capítulos, um olhar mais atento sobre o Paraná que, de maneira ampla, compõe os horizontes de minha formação acadêmica e atuação profissional. O último capítulo apresenta considerações finais sobre a pesquisa realizada. Espero que os leit ores possam empreender novas inserções e aprofundamentos, tendo como base o material que consegui reunir e, a partir de suas experiências, tragam outras luzes sobre esta história construída por tantas mãos.

Código: 9786525017440
EAN: 9786525017440
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 2,00

QUÍMICA: UM ASSUNTO DA ESCOLA?: A HISTÓRIA DA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO CURRÍCULO ESCOLAR BRASILEIRO

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$52,00