• REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E AS IMPLICAÇÕES EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA: POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL E INTERCULTURAL

Esta obra é fruto de pesquisas que buscam a interface entre diversas áreas: educação, psicologia e ciências sociais em geral. Por meio da Teoria das Representações Sociais, contextualiza as relações entre escola e sociedade, desbravando novos horizon tes e subvertendo a rígida estrutura das disciplinas. Tensiona a reprodução de padrões hegemônicos e intensifica os estudos sobre a educação para as relações étnico-raciais na escola. Trata-se de um amplo diálogo e debate acerca das barbáries atuais observadas como expressão do preconceito, discriminação e racismo na escola. O percurso deste estudo nos conduz a uma visão psicossocial da educação para as relações étnico-raciais na atualidade. Tentamos abandonar o cômodo lugar que uma perspectiva hegemônica de ciência e pesquisa - moldadas na história moderna/ocidental/eurocêntrica - nos levaria. Com a teoria das representações sociais e a pedagogia decolonial e intercultural realizamos grande esforço para superar as dicotomias criadas no pro cesso de fragmentação do mundo, do ser, do saber etc. Almejamos olhar, ouvir, ler, escrever etc., considerando outras racionalidades a fim de compreender o que as relações étnico-raciais na escola de nosso lugar nos ensinam sobre o silenciamento, nat uralização e/ou enfrentamento e subversão da colonialidade ou das colonialidades (poder, ser, saber, cosmogônica etc.).

Código: 9788544439494
EAN: 9788544439494
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 1,60

REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL SOBRE EDUCAÇÃO ÉTNICO-RACIAL E AS IMPLICAÇÕES EM SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA: POR UMA PEDAGOGIA DECOLONIAL E INTERCULTURAL

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$72,10