• TEM QUÍMICA NESSE TEXTO

O livro Tem Química nesse texto apresenta a experiência de um professor de Química no uso da leitura de texto em sala de aula. É comum professores trabalharem textos para contextualizar os conteúdos e mostrar para seus alunos a importância deles. Ent retanto, a atividade de leitura poderá não alcançar os objetivos do professor, caso não sejam considerados alguns aspectos importantes para a compreensão leitora. Todo processo deve ser devidamente mediado pelo professor e meticulosamente planejado. O livro discorre sobre trabalhos que tratam dos aspectos epistemológicos da leitura e trabalhos que abordam a leitura de textos com a finalidade da aprendizagem de conteúdos químicos. Diferentes tipos de texto (artigo, reportagem, história em quadrin hos, literário etc.) devem ser trabalhados em sala de aula para a formação de sentidos e a criticidade dos estudantes. O autor apresenta também dois textos próprios. O primeiro foi usado para iniciar o conteúdo de termoquímica, inserido no contexto d a sustentabilidade e biodigestão. Sabe-se que a motivação para a leitura também está relacionada com os textos que contemplam assuntos da vivência dos estudantes por isso, esses contextos (sustentabilidade e produção de energia), os quais fazem part e do nosso dia a dia, foram usados para a abordagem inicial do conteúdo. O segundo texto apresenta um estudo de caso sobre uma técnica da aprendizagem baseada em problema (ABP). O conteúdo de soluções está envolvido no caso em que o empreendimento de um agricultor para a produção hidropônica de alface é ameaçado devido a um problema na preparação da solução nutritiva e que é detectado por meio da medida da condutividade elétrica da solução. O texto trata, então, de uma narrativa em que os alunos são provocados para resolver o problema. Nesse sentido, a abordagem da leitura, os textos e a discussão das estratégias de leitura apresentados no livro pretendem contribuir para o aprimoramento da metodologia do professor em sala de aula. Espera-se que o livro seja também motivador para a busca do conhecimento da leitura de texto para a formação de leitores críticos.

Código: 9786525030494
EAN: 9786525030494
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 21,00
Largura (cm): 14,00
Espessura (cm): 2,00

TEM QUÍMICA NESSE TEXTO

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$46,00