• TRABALHO E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E AS PERSPECTIVAS DOS TRABALHADORES DO CAMPO

No Brasil, as discussões e produções intelectuais acerca da Educação Profissional intensificaram-se na última década. Temáticas novas, como a questão da centralidade ou não do trabalho, misturaram-se a questões estruturais, como a dualidade da educaç ão brasileira. Currículo Integrado, Educação Profissional, Educação do Campo e Rede Federal de Educação são temas que deram origem à pesquisa que, por meio de uma investigação sobre a Educação Profissional dos trabalhadores do campo, resultou nesta o bra, tendo como espaço empírico o programa denominado Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego no Campo (Pronatec Campo). A questão central do trabalho envolveu as mediações e contradições na relação entre os Movimentos Sociais do Camp o e as políticas do governo federal, particularmente em relação ao programa, considerando o contrassenso quanto ao processo de expansão da Rede Federal de Educação Profissional, em que o Currículo Integrado foi considerado uma prioridade. Estão prese ntes aqui as críticas dos Movimentos Sociais do Campo a essa mudança e sua defesa de uma Educação Profissional coerente com a do campo. Assuntos como as ações do Estado, as imposições do capital sobre o campo, o preconceito entre trabalho manual e tr abalho intelectual, o individualismo, o processo educativo constituído nos Movimentos Sociais, a Educação Popular, a Educação do Campo, a cooperação, entre outros são abordados neste livro para tentar responder à seguinte questão: quais são as mediaç ões que devem ser consideradas para que uma Educação Profissional do Campo contemple os interesses dos trabalhadores e tenha caráter transformador?

Código: 9786525000404
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TRABALHO E EDUCAÇÃO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E AS PERSPECTIVAS DOS TRABALHADORES DO CAMPO

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