• VAMOS JOGAR? JOGO, PRINCÍPIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

A ideia de jogo passatempo, que proporciona prazer e diversão aos alunos é comumente a justificativa para seu uso, como se esses elementos fossem praticamente naturais. Jogar para se divertir é importante, mas não justifica o trabalho escolar, até po rque nesse ambiente isso nem sempre é verdade. Jogar implica perder, frustar-se, errar, desistir, e esses sentimentos não são sinônimos de prazer. A ideia de jogo aqui defendida é de promotor de aprendizagem de conceitos matemáticos e desenvolvimento do pensamento teórico, como uma atividade prática transformadora e intencional, e não apenas mero passatempo. Buscar refletir sobre alternativas didáticas para uma ação pedagógica sistematizada e intencional na escola é essencial quando se objetiva promover a apropriação de conceitos científicos. Incorporar o lúdico ao aprender e ao ensinar, com vistas a alcançar o desenvolvimento psíquico, é um desafio a todos os educadores. Mas não é o jogo somente pela sua característica lúdica que assegura essa aprendizagem. é preciso que esse lúdico mobilize o interesse e o desejo de jogar. A ação lúdica e os seus 0efeitos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento são algo que precisa ser planejado e intencional. Não se quer neste livro defender o jogo como uma panaceia, o remédio que pode "curar" os males que atingem o ensino de matemática. A proposta é de que, partindo dessas considerações sobre o jogo, possa-se ampliar a análise para outros recursos didáticos que auxiliem na organização educati va de modo geral.

Código: 9788547322625
EAN: 9788547322625
Peso (kg): 0,000
Altura (cm): 23,00
Largura (cm): 16,00
Espessura (cm): 1,20

VAMOS JOGAR? JOGO, PRINCÍPIOS E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA

  • Disponibilidade: Esgotado
  • R$76,00