A proliferação de imagens a destinatários íntimos ou anônimos é uma forma extremamente popular em nossos dias para nos fazermos presentes no mundo. Nossas ações, nossas silhuetas, nosso corpo, nossa capacidade de seduzir, nossas mensagens ao outro, t udo isso precisa cada vez mais se instrumentalizar de imagens para atingir o reconhecimento do outro. O universo anterior constituído pelo exercício empático da interioridade, sustentada pela imaginação e pela vida sentimental, perdeu seu estatuto de hegemonia no laço social contemporâneo. Hoje é preciso fazer o outro ver. É necessário impeli-lo a participar das cenas de nossas vidas ratificando a existência de cada uma delas através da doação de seu olhar.O livro Ver e ser visto: considerações psicanalíticas sobre as redes sociais discute, de modo competente e aprofundado, o estatuto da visibilidade no mundo contemporâneo, a partir da sua articulação com o surgimento das novas tecnologias digitais, especialmente no que tange a certas práti cas de postagem visual. Autores de campos e épocas heterogêneas foram convocados para servir de grade de referência: Freud e psicanalistas contemporâneos, historiadores, filósofos e pensadores da cultura. Entre os inúmeros atrativos deste livro, dest aca-se a realização de uma pesquisa qualitativa para nos fazer compreender o fenômeno complexo da "documentação visual do cotidiano", termo que a autora cunhou para lançar luz sobre a atividade caracterizada por oferecer imagens de si no mundo virtua l, de modo frequente e estável. Através de entrevistas em profundidade com sujeitos que afirmaram postar diariamente material visual de si nas redes sociais, Ana Carolina Cubria propõe formas novas de inteligibilidade para temas caros à contemporanei dade e suas demandas clínicas. Sua maior virtude é exatamente não nutrir uma perspectiva deficitária ou saudosista para compreender seus entrevistados.Julio Verztman
Código: | 9786558207825 |
EAN: | 9786558207825 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 1,10 |
VER E SER VISTO: CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE AS REDES SOCIAIS
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$65,00