Nessa obra. A autora analisa aquilo que foge das teias do poder do Estado. Mas que. No final. Acaba por alimentá-lo ainda mais. Ou seja. O que Michel Foucault denomina de micropoderes pequenas instâncias discretas. Quase invisíveis. Que se revelam po r meio de regulamentos. Conselhos. Avisos. Proibições. Com base em pesquisa realizada com alunos de escolas estaduais. Em Campinas. A autora mostra alguns motivos que levavam os próprios alunos a danificar o prédio escolar. Nota-se que. Sempre que oc orriam as depredações. A escola reforçava os mecanismos disciplinares que se encarregavam de ajustar comportamentos. Neutralizando agitações. Críticas e a organização espontânea dos alunos. É necessário ampliar o debate sobre até que ponto a escol a simplesmente reflete o que acontece na sociedade. Onde o poder disciplinar se apóia basicamente em técnicas de dominação. Preparando os alunos para a observação passiva de normas. Que são a expressão dos mecanismos de poder. Controle. Vigilância e pu nição.
Código: | 9788530807108 |
EAN: | 9788530807108 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 0,00 |
Largura (cm): | 0,00 |
Espessura (cm): | 0,00 |
VIGILANCIA PUNICAO E DEPREDACAO ESCOLAR - 3ª
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$41,90