As diferentes manifestações de violência nas escolas vêm adquirindo cada vez mais visibilidade e dramaticidade na sociedade brasileira. Muitas são as suas expressões, os sujeitos envolvidos e as consequências. Tal problemática possui muitas implicaçõ es do ponto de vista educativo e têm preocupado pais e educadores. Dentro de tal contexto, esta pesquisa pretende levantar questões que possam contribuir para uma reflexão sobre o fenômeno da violência e suas implicações na prática pedagógica dos pro fessores. Assim, a presente obra tem o objetivo de mostrar os resultados de uma pesquisa realizada com 16 professores do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belém/PA, lotados no Distrito de Mosqueiro. Os resultados mostram concepções que vão no s entido de uma rotinização da violência no ambiente escolar, mesmo que sejam em sua maioria agressões verbais, discriminações, apelidos preconceituosos, desrespeito e brigas. Dessa maneira, as constatações aqui presentes nos remetem a uma análise inst itucional, isto é, um olhar atento para a relação professor-aluno, para as relações de sociabilidades existentes e para a própria organização do trabalho pedagógico da escola. Por fim, esperamos que os conhecimentos aqui publicados se materializem em debates e pesquisas que possibilitem a construção do conhecimento sobre a temática da violência nas escolas e possibilidades de enfrentamento deste problema. Encerramos com um convite à leitura. Profa. Dra. Vivian da Silva Lobato
Código: | 9788544412329 |
EAN: | 9788544412329 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 21,00 |
Largura (cm): | 14,00 |
Espessura (cm): | 0,50 |
VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS: UMA ANÁLISE DAS CONCEPÇÕES DOCENTES
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$40,96