Por que tratar de virtudes no cenário da educação? Em tempos modernos, a psicologia moral resgata o conceito de virtude e o integra a um estudo sobre a natureza da moral. Uma virtude é uma força que age ou que pode agir assegurada por u m caráter espontâneo e, portanto, ligada às disposições próprias do sujeito que age. É verdade que a virtude consiste na conformidade com a razão, como causa e princípio da aprovação ou desaprovação. Porém, o caráter de disposição da virtude deve ser atribuído também aos afetos, porque deles se origina a força que demanda uma disposição usual e costumeira do espírito. Tal afirmação pode apontar para uma constatação imprescindível da natureza humana existe um sentido de realização, um estar volt ado a agir em prol de si mesmo, superando-se, comum a todos os homens - a procura constante e uniforme do bem, da felicidade. Se assim o é, uma virtude constitui, primeiramente, o equilíbrio entre o bem a si e o bem ao outro, tarefas pretendidas pela s instituições que educam. Esse livro visa cumprir o papel de destacar o tema das virtudes a ser fomentado no cotidiano escolar. São capítulos que versam sobre algumas virtudes escolhidas dentre tantas outras - a justiça, a solidariedade, o amor, a a mizade e a tolerância. Mas como tratar dessas virtudes na escola sem apresentar uma fundamentação consistente que justifique esse trabalho? Por tal motivo, os estudos apresentados apontam, além de justificativas teóricas numa perspectiva interacionis ta, dados empíricos de pesquisas que podem comprovar a presença e a necessidade das virtudes em questão em contextos escolares, bem como propostas de uma educação que atenda aos princípios éticos tão desejados pelas instituições que ensinam.
Código: | 9788575910665 |
EAN: | 9788575910665 |
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VIRTUDES E EDUCACAO - O DESAFIO DA MODERNIDADE
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