O livro analisa a eficiência econômica do arcabouço regulatório do setor ferroviário brasileiro e sua influência sobre o desenvolvimento do modal ferroviário no País e sobre as empresas detentoras dos atuais contratos de concessão vigentes desde a de sestatização das ferrovias, iniciada em 1996.
A regulação, ainda que mínima, foi fundamental, na segunda metade da década de 1990, para criar as condições jurídicas e econômicas necessárias para a desestatização do setor. Por outro lado, a despeito dos avanços econômicos do modal ferroviário nos primeiros quinze anos de concessão, é possível constatar distorções, exemplificadas pela baixa concorrência, pelo abandono de alguns trechos e pela falta de integração entre as malhas ferroviárias.
P or essa razão, são analisados os aspectos históricos do desenvolvimento das ferrovias no Brasil, as condições e premissas que nortearam o Estado no processo de desestatização, os instrumentos contratuais, os investimentos privados nas estradas de fer ro, a experiência de outros países na condução de reformas para o fortalecimento do transporte ferroviário e finalmente as novas Resoluções propostas pelo poder concedente em 2011, que são, conjuntamente, intituladas "o novo marco regulatório do seto r ferroviário".
Código: | 9788582381908 |
EAN: | 9788582381908 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 0,91 |
Largura (cm): | 16,00 |
Espessura (cm): | 23,00 |
A regulação do setor ferroviário brasileiro
- Disponibilidade: Esgotado
-
R$82,03