• A CONDIÇÃO HUMANA E SUA PROBLEMÁTICA UNIVERSAL - VOLUME II

As tradições medieval e moderna constituem-se em momentos de buscas por respostas definitivas para questões fundamentais da existência humana. Uma das buscas inquietantes refere-se às tentativas de definir a natureza humana: a parte humana da naturez a ou a parte da natureza que é humana em termos teóricos e práticos definir o ser humano: a parte do ser que é humana ou a parte do humano que é ser definir a existência humana: como definir a parte humana da existência ou a parte da existência que é humana. Kant constrói uma argumentação paradoxal para a antropologia, que se torna o estuário do pensamento contemporâneo, ao afirmar que: se pretendermos construir uma reflexão da totalidade do que seja o humano, cairemos numa metafísica se acei tamos uma reflexão parcial permanecemos num infinito inacabamento teórico ao modo das ciências empíricas. Heidegger radicaliza, no âmbito da linguagem, a tese kantiana de que o "ser não é um predicado real". O ser é transcendental, condição de possib ilidade de mover-se e relacionar-se consciente no mundo, sendo impossível, também o ser humano, de ser objetificado, pois "o ser não é de nenhuma maneira objetivável e que se a objetividade tem o ser por fundamento, o ser não acha nenhum fundamento n a objetividade" (Waelhens). As argumentações dessa obra buscam entrar na complexa condição comum humana não mais nos termos de uma natureza humana e, em boa medida, arriscando-se na interpretação no contexto atual que "assume a forma amedrontadora de uma fuga da liberdade" (Gadamer), está em "fuga ante o pensar" (Heidegger), manifesta um "desejo de fuga da prisão terrena" e um "desejo de fugir à condição humana" (Arendt). Ao refletir contemporaneamente sobre o humano sem termos onde reclinar a c abeça, onde encostar a palavra e por não sermos de "arrame rígido" é "que podemos duvidar do que estamos fazendo e, por conseguinte, também de como conduzimos a nossa vida. [...] trata-se do caminho que devemos tomar na vida, e o característico dos h umanos parece ser que isso nunca é óbvio" (Tugendhat).

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A CONDIÇÃO HUMANA E SUA PROBLEMÁTICA UNIVERSAL - VOLUME II

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