O livro de Karina Limonta Vieira trata de forma original um tema relevante, atual e ainda pouco explorado no campo da Educação, qual seja, a construção do conhecimento em Antropologia da Educação no Brasil. Valendo-se da Análise de Conteúdo Hermenêut ica e da Antropologia Educacional Histórico-Cultural Alemã, a autora consegue iluminar a "sombra" que paira sobre a constituição da Antropologia da Educação no Brasil. A partir de uma análise exaustiva e cuidadosa do conteúdo e do sentido dos discur sos de antropólogos e educadores, a autora expõe as tensões desse campo do conhecimento, mostrando que não há clareza a respeito do que seja Antropologia da Educação, a qual, à despeito do nome, é uma Antropologia Escolar. Diante dos impasses dessa á rea, a autora nos brinda com uma excelente reflexão e instigantes e desafiadoras questões dentre as quais gostaria de destacar duas: Seria possível uma Antropologia da Educação feita por Educadores? Ou a Antropologia da Educação poderia se constituir como um campo interdisciplinar, no qual pesquisariam juntos antropólogos e educadores, superando os determinismos teóricos, metodológicos e de formação? No meu entender, o grande mérito deste livro é lançar um outro olhar não só sobre este important e campo de conhecimento, como mostrar o valor heurístico da Análise de Conteúdo Hermenêutica para a reflexão sobre a Educação. Maria Cecilia Sanchez Teixeira Faculdade de Educação da USP
Código: | 9788544414934 |
EAN: | 9788544414934 |
Peso (kg): | 0,000 |
Altura (cm): | 23,00 |
Largura (cm): | 16,00 |
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ANTROPOLOGIA DA EDUCAÇÃO: LEVANTAMENTO, ANÁLISE E REFLEXÃO NO BRASIL
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